quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Avaliação e auto-avaliação da Disciplina PE-419/2010.2


Querido(a) acadêmico(a), 

Solicito você publique neste blog, um texto de avaliação e auto-avaliação do estudo da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação-PE419, do curso de Pedagogia, CEDUC/UFRR/2010.2.
Você deverá avaliar os seguintes aspectos (escreva em forma de texto, OK?):
  • O conteúdo estudado e a estratégia/metodologia utilizada pela professora no desenvolvimento da disciplina.
  • O acompanhamento e apoio da professora nas atividades aplicadas.
  • Farão, também, uma auto-avaliação da sua participação.
  • Criticas e sugestões de melhorias para a próxima oferta.
Para publicar sua avaliação e auto-avaliação, clique em “comentários” logo abaixo desta mensagem, digite seu texto, clique em “Postar comentário”. 

Prazo final para publicação: 11/11/2010
 
Abraços,
Professora Teresa Kátia Alves de Albuquerque

17 comentários:

  1. AVALIAÇÃO E AUTO AVALIAÇÃO DA DISC. TICS
    Durante este semestre fomos agraciados com a disciplina tics, frente as inúmeras inovações tecnológicas a que estamos submetidos, faz-se necessário uma preparação melhor para o professor e esta disciplina tem nos proporcionado ampliação do nosso conhecimento nesta área. Através dos conteúdos propostos que foram relevantes e a metodologia adotada pela professora, que fez jus ao nome da disciplina, ao usar recursos modernos na aplicação de suas aulas. Tivemos também a oportunidade de termos a orientação via e-mail que facilitou nossa comunicação e entrega dos trabalhos. Quanto ao meu desempenho como acadêmica avalio bastante positiva e de superação com relação as tecnologias, e ainda que consegui agregar bases significativas para o meu conhecimento. Deixo uma sugestão com relação aos conteúdos, quanto a possibilidade de inserção de estudos de novas tecnologias como tv pen-drive, rádio, tv-vídeo, etc, pois tenho muita curiosidade e não foi possível. Infelizmente devo criticar que a nossa internet precisa melhorar e mais rigor com relação as datas de entrega dos trabalhos, pois infelizmente algumas pessoas não levam tão a sério a data para entrega dos mesmos. Obrigada! Abraço!Adriana Melo

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da metodologia pois nos fez aprender um pouco sobre as tecnologias.A professora foi muito aplicada nos ajudou muito a compreender os conteúdos.
    Fui muito participativa pois me empenhei e realizar todos os trabalhos dentro do prazo. o que nos atrapalhou em avançar mais nas atividades foi a lentidão da Internet. Fora isso foi muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O conteúdo apresentado nesta disciplina foi de grande valia, pois obtive conhecimentos jamais cogitados. Em relação a metodologia, houve momentos de dificuldades, sendo que alguns acadêmicos não tinham afinidade com o computador, as aulas ficaram centralizadas aos mesmos, mas consegui absorver muito do que foi explando. Acredito que participei com empenho e dedicação das aulas, criando e postando as atividades no Blog no prazo estipulado, fazendo a pesquisa de campo e sendo assidua nos encontros presenciais e virtuas. Obtive, ainda, mais uma responsabilidade, pois tenho que acessar meu blog sempre que posivel. Minha sugestão é em relação as máquinas, pois não temos computador suficiente para atender os acadêmicos.

    ResponderExcluir
  4. O estudo da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação-PE419, do curso de Pedagogia, CEDUC/UFRR/2010.2,foi bastante gratificante e superou todas as minhas expectativas,pude extrair várias aprendizagens com a parceria da professora Teresa kátia que foi e é uma pessoa super paciente,compreensiva,dedicada,receptiva.Enfim nem um semestre de tics seria suficiente para descrevê-la (rsrsrs).Sempre procurou repassar aos acadêmicos segurança e melhoria nos trabalhos realizados além do mais nos mostrou que as tecnologias estão chegando às escolas antes da preparação dos professores para o uso destes recursos, desafiando-os a buscarem conhecimento.

    Com esta reflexão e análise da disciplina tenho certeza que vai nos auxiliar na promoção de aprendizagens mais
    significativas e motivar os alunos na busca e construção de conhecimentos em um
    ambiente virtual.

    Ah!!! já ia me esquecendo de falar de mim,posso revelar que fui bastante prestativa,com vontade de aprender e como já dizia Paulo Freire “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”..Fique com Deus!! Abraços Edeane

    ResponderExcluir
  5. Estou gostando muito de estudar Tics na Educação, a professora explora muito bem os recursos disponíveis como a internet, data show, trouxe uma convidada para realizar uma apresentação para os acadêmicos, utiliza textos atuais. Como o mundo inteiro estar se globalizando e informatizando-se, o professor também deve acompanhar e levar para a sala de aula essas inovações, dessa forma percebo como é fundamental para a formação do acadêmico a realização desta disciplina.
    Em relação à professora, percebi como domina muito bem o assunto sendo dedicada, paciente, sempre acompanhando diariamente a contribuição de cada aluno. Esta sendo muito boa a metodologia, em relação as atividades priorizando as práticas e não somente a teoria. Nesta disciplina conseguir realizar a criação do meu blog, algo que para mim estava tão distante, mas conseguir.
    Auto-avaliação
    Neste semestre tive alguns problemas familiares, mas devido a minha persistência e força de vontade, conseguir aprender bastante, realizando todas as minhas atividades, sempre com bom humor.
    Sugestões
    A sala do laboratório deveria ter computadores mais atualizados, com versões e programas mais acessíveis, com uma internet que realmente auxiliasse na realização das atividades.

    ResponderExcluir
  6. Avaliação da disciplina; durante esse semestre, tivemos uma contribuição por meio da disciplina TICs na Educação, onde foi mostrado varias maneiras de se trabalhar com as tecnologias e midias sendo, ferramentas fundamentais para a realização das nossas pesquisas e trabalhos, não só da referida disciplina mas tambem servindo de suporte beneficiando as outras. Em relaçao a professora, ela é uma pessoa muito compreensiva disposta a ajudar independente do horario de sua disciplina, via Email, ele é uma pessoa que não exita de passar seus conhecimentos.
    A disciplina foi últil para o meu aprendizado como acadêmica e vou continuar usando e adquirindo mais conhecimento a cada semestre.

    Auto-avaliação
    Acredito que fui uma aluna esforçada para cumprir com minhas responsabilidades de entrega de atividades no prazo estipulado e procurei sempre ajudar os meus colegas que por algumas vezes tinham dificulades nas realizações das atividades pedidas. BJOSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. AVALIAÇÃO E AUTO AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO-TICS

    O conteúdo estudado e a estratégia na disciplina foi de grande valia, pois aprendemos muitos sobre as novas tecnologias e metodologias, pois como todos sabemos temos que estar bem informados sobre o mundo tecnológico para não ficarmos só no blá blá... e podermos auxiliar nossos futuros educados. Quanto a metodologia utilizada pela professora, mesmo com um laboratório de informática a disposição, alguns alunos tiveram dificuldade, pois nem todos tem computador e internet em casa e muitas vezes não tinha tempo disponível para se dirigir ao laboratório. Mas a professora sempre acompanhou e deu apoio nas atividades proposta.
    Quanto a minha atuação como acadêmica acredito que me sai muito bem, pois consegui concluir todas as atividades.
    Sobre criticas e sugestões de melhorias para a próxima oferta. Penso que em primeiro lugar a Universidade deveria dispor de um laboratório mais completo com um número maior de computadores e uma internet de melhor qualidade para dar suporte aos alunos e professores. Sugiro também que sejam trabalhadas mais tecnologias como: ensinar a montar um Data Show, como utilizar a TV Pen Drive que é uma realidade nas nossas escola e estão sem uso pois as maiorias dos professores não sabem utilizar.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o que nos falta é tempo para continuarmos aprendendo mais sobre as novas tecnologias aplicadas a educação, também tivemos muito contra tempo com a conexão, mais ressalto que aprendi muito com a professora, e como me relacionar um pouco mais com a Maquina chamada computador, que para mim era um tanto difícil (rsrs).
    Eu também penso que não fui uma aluna relapsa, pois procurei não faltar às aulas, sempre postando as atividades em dia, haja vista que estava de licença maternidade.

    ResponderExcluir
  9. Sobre a disciplina em questão avalio de forma positiva, considerando a relevância dos conteúdos estudados, o aprendizado adquirido quanto a teoria das novas tendencias tecnológicas na educação. Creio que fomos bem assistidos pela professora que em todo tempo nos deu suporte e nos abriu a mente para questões adormecidas em nosso mundinho didático manual nos esquecendo da riqueza "internetal"rsrsrsrsrs.
    É claro que nao cabe a professora mudar o sistema de internet de Roraima( até porque se fosse da competência dela certamente teríamos a melhor internet do Brasil) porem acho que fomos demasiadamente prejudicados pela internet a nós oferecida.
    Em relação a minha auto-avaliação,(fala serio, prefiro não comentar) só posso dizer que por meio de professoras com você( Tereza Katia) que muitos alunos sugam o ultimo folego de animo para não desistir. Muito obrigado pelo seu apoio.

    ResponderExcluir
  10. Essa disciplina veio de encontro aos meus anseios e necessidades, posso dizer que foi muito útil, tanto para o meu aprendizado na tecnologia da computação e também como ferramenta para complementar outras disciplinas,a metodologia foi bem aplicada. Tivemos total acompanhamento e o aproveitamento que tive foi gratificante, pois pude ver o quanto as tecnologias são importantes no nosso dia a dia.a única coisa que precisa melhorar é mais agilidade na conexão, pois a demora atrapalha a aula.

    Celeste Martins

    ResponderExcluir
  11. Quando eu ouvia falar da disciplina de TICs, ficava imaginando como seria essa disciplina. Todas as minhas expectativas foram alcançadas no decorrer do semestre, pois os conteúdos estudados foram muito pertinentes, abordaram temas atuais sobre as novas TICs, nos possibilitando perceber o quanto elas estão presente no nosso dia-a-dia. A professora utilizou-se de uma metodologia atraente e flexível. Notamos que ela é uma profissional responsável e dedicada, que se preocupa com os alunos. Por isso, sempre procurei me empenhar, estando presente em todas as aulas, buscando realizar as atividades no prazo proposto. Porém, infelizmente os computadores do laboratório, não estavam a contento, penso que se a Internet fosse mais ágil aproveitaríamos muito mais as aulas. Contudo, foi muito bom cursar essa disciplina. obrigada,Teresa Kátia, pela orientação !!!!

    ResponderExcluir
  12. Minhas expectativas foram atingidas e positivas quanto ao conteúdo estudado e estratégia/metodologia utilizada na disciplina. Apesar da lentidão das máquinas, a professora conseguiu cumprir os objetivos propostos, demonstrou muita paciência, dedicação, domínio dos contéudos, apoio e atenção. Muito criativo o recurso que tivemos de publicar nossas atividades avaliativas no blog, tendo assim, melhor aproveitamento tanto para acompanharmos como atualizar as atividades da disciplina.
    Parabéns professora Kátia!!!!!
    No decorrer do semestre procurei ser pontual quanto a entrega das atividades, fazer leitura dos textos sugeridos, ser assídua e justificar minha ausência.
    Seria bom demais se tivéssemos uma internet mais veloz e essa é a minha crítica, do contrário, está tudo ok.
    Valeu!!!!!!!!
    Professora, a gente se vê!!!!!!!!!
    Abç grande!!!!!!!

    ANDRÉA VIEIRA

    ResponderExcluir
  13. A disciplina Tics, foi significativa pois me trouxe uma visão mais apurada sobre a educação amparada pelas mídias. Através da dinâmica oferecida pela professora em sala de aula foi possível compreender de forma agradável as diversas formas de nos utilizarmos das tecnologias atuais.
    Um aspecto muito bacana foi o feedback que a professora nos proporcionou através do e-mail. O blog foi algo extremamente excepcional de se aprender a fazer. Em relação ao me desempenho, acredito que foi satisfatório já que tive que fazer o blog duas vezes rs...
    Abraços para a nossa super professora Katia
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação foram estudados assuntos referentes às mídias, recursos tecnológicos e outros como Educação à Distância. O uso do blog para postagens de trabalhos foi muito interessante, pois pudemos ter contado com esse recurso de comunicação e interação entre professor e colegas, e com isso aprendemos usar as suas ferramentas.
    Para mim, a professora da disciplina não deixou a desejar, quando precisei de ajuda estava pronta a dar assistência. Eu me considero uma boa aluna nessa disciplina, pois sempre tentei enviar trabalhos e ou postar atividades nos dias solicitados.
    No que se refere à críticas, só a internet que não nos ajudou, pois na maioria das vezes estava lenta, acarretando em postar/enviar trabalhos além do prazo.
    Sem mais a comentar, acredito que essa disciplina foi de grande importância para nossa formação e deu uma grande contribuição para nossa vida profissional.

    Débora Ferreira.

    ResponderExcluir
  15. Na Disciplina Tecnologia da Informação e Comunidade Aplicada pude observar que o conteúdo aplicado pela professora está sendo de fundamental importância, pois o docente quando vai para campo é necessário ter pelo menos a base de informática para está orientando o discente, e para está buscando mais informações.
    O acompanhamento da professora deu para suprir minhas dificuldades exigida na Disciplina, quanto a minha auto-avaliação e participação, acredito que fui bem, consegui fazer todas os exercícios com bastante êxito.
    Quanto a críticas não tenho nada a ressaltar, para mim a professora ministrou muito bem todo o conteúdo.

    ResponderExcluir
  16. Durante o semestre acredito que todos os objetivos foram alcançados com êxito, pois a didática e metodologia da professora foram de suma importância para o aprendizado da disciplina, eu aprendi bastante com essa disciplina e consegui superar algumas dificuldades que tinha em relação a informática. Tive alguns problemas com relação a horário, pois devido ao trabalho não consegui ser pontual, porém estava sempre presente e participava das aulas. Não tenho nenhuma crítica a fazer sobre a professora, muito pelo contrário, só tenho a agradecer. Um abraço e até a próxima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir